.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


segunda-feira, 15 de março de 2010

Brasil pode ter papel no processo de paz, dizem líderes palestinos e de Israel

O presidente Lula, com D. Marisa, recebe flores na chegada ao Hotel King David, em Jerusalém

O Brasil pode desempenhar um papel importante no processo de paz do Oriente Médio, afirmaram à BBC Brasil representantes do governo de Israel e da Autoridade Nacional Palestina (ANP), às vésperas da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à região, neste domingo.

Tanto o porta-voz do premiê israelense Binyamin Netanyahu, Mark Regev, quanto o porta-voz do governo palestino, Ghassan Hatib, disseram que a influência internacional do Brasil é "crescente".

"O Brasil é um país muito importante e pode vir a ter uma função no processo de paz. O primeiro ministro Netanyahu já disse que quando as negociações forem retomadas o Brasil poderá, por exemplo, participar em uma das equipes de negociação", afirmou o porta-voz israelense à BBC Brasil.

Para Hatib, além da importância internacional "em todos os assuntos", o Brasil é "o líder da América Latina".

“Consideramos que o Brasil pode ser um mediador honesto no conflito (entre Israel e palestinos)”, disse Hatib.

Lula inicia a visita em Israel, onde se encontrará com os principais lideres do país e deverá fazer um discurso no Parlamento, o Knesset.

Na terça feira, dia 16, irá aos Territórios Palestinos e deverá pernoitar na cidade de Belém.

De acordo com um roteiro preliminar, no dia 17, quarta feira, Lula deverá visitar a cidade de Ramallah, na Cisjordânia e depois partirá para a Jordânia, para um encontro com o rei Abdallah.

Para os palestinos a questão mais importante é a ocupação israelense.

“Esperamos que a visita proporcione ao presidente Lula um entendimento mais amplo do conflito”, disse à BBC Brasil o palestino Hatib.

“Nossa expectativa é de que, ao ver de perto a realidade concreta da vida dos palestinos, o presidente Lula possa obter mais instrumentos para agir, juntamente com a comunidade internacional, para convencer Israel a parar a expansão dos assentamentos e outras violações da lei internacional”, afirmou Hatib, “e só assim será possivel iniciar negociações significativas”.

De acordo com os planos da visita, o presidente Lula irá pernoitar na cidade palestina de Belém, onde poderá ver de perto o muro que Israel construiu na Cisjordânia, os assentamentos que cercam a cidade e os campos de refugiados palestinos. Leia mais aqui.
Brasil pode ter papel no processo de paz, dizem líderes palestinos e de Israel