.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Blogs revelam indícios de manipulação na pesquisa Datafolha

Enquanto a campanha eleitoral não chega oficialmente às ruas, ao rádio e à TV, é na internet que se desenvolve o grosso do debate pré-eleitoral. Um dos episódios que mais está mobilizando os internautas interessados em política nos últimos dias é a polêmica em torno das recentes pesquisas eleitorais. Sem espaço nos grandes veículos de comunicação, vários deles estão ocupando os blogs e o Twitter para denunciar indícios de manipulação na pesquisa Datafolha publicada no final de março.

Vermelho.org

As últimas pesquisas dos institutos Sensus e Vox Populi mostram Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) em situação de empate técnico. Já o Instituto Datafolha divulgou dois levantamentos (um no final de março e outro neste final de semana) que mostram um cenário bem diferente, com pré-candidato tucano com 10 pontos de vantagem sobre a pré-candidata petista.

Esta discrepância nos resultados levou muitas pessoas dos dois lados a desconfiarem dos números apresentados pelos institutos.

Os levantamentos do Sensus e Vox Populi foram postos em dúvida por jornalistas da Folha de S. Paulo, que pertence ao mesmo grupo midiático do instituto Datafolha. Já a pesquisa do Datafolha está sendo questionada por diversos internautas. Sem espaço nos grandes veículos de comunicação, eles estão ocupando os blogs e o Twitter para denunciar indícios de manipulação na pesquisa publicada no final de março, cujos resultados foram confirmados pelo novo levantamento divulgado neste final de semana.

As supeitas giram em torno da grande diferença no número de pessoas pesquisadas em São Paulo nos levantamentos do Datafolha de fevereiro em relação ao levantamento de março. Em fevereiro, quando o Datafolha apontou empate técnico entre Dilma e Serra, o número de entrevistados no estado de São Paulo foi de xxx e na pesquisa seguinte esta proporção saltou para . Os blogueiros acreditam que o Datafolha aumentou no número de paulistas entrevistados pois como Serra é ex-governador do estado, tende a capitanear mais declarações de voto de paulistas do que de eleitores de outros estados.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Blogs revelam indícios de manipulação na pesquisa Datafolha

Denúncia: Datafolha "anabolizou" também amostras com cidades do interior de São Paulo

Do blog: Amigos do Presidente Lula

“O Datafolha não se contentou em "anabolizar" os bairros pesquisados na cidade de São Paulo, aumentando de 18 para 71, coisa que não fez em outras capitais, como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Resolveu também "anabolizar" a pesquisa incluindo mais cidades do Estado de São Paulo na amostragem de sua pesquisa do mês de março em relação ao mês de fevereiro.

É preciso salientar que o Datafolha mudou essa sua amostragem, quando Dilma encostou em Serra, com a diferença caindo para 4%.

Em todos os demais estados, o número de cidades escolhidas ou não variaram ou sofreram variações pequenas: uma ou duas cidades a mais ou a menos. Até aí tudo dentro do aceitável.

O que espanta é só no Estado de São Paulo ter saltado de 25 cidades em fevereiro, para 55 cidades pesquisadas em março.”
Matéria Completa, ::Aqui::