.

Nosso objetivo não é engrandecer um homem, o Presidente Lula, mas homenagear, como brasileiro que ama esta terra e esta gente, o que este homem tem provado, em pouco tempo, depois de tanto preconceito e perseguição ideológica, do que somos capazes diante de nós mesmos, e do mundo, e que não sabíamos, e não vivíamos isto, por incompetência ou fraude de tudo e todos que nos governaram até aqui. Não engrandecemos um homem, mas o que ele pagou e tem pago, para provar do que somos.

.

Yahoo . Terra .. Uol . Msn . Ig . Globo . Folha ... Estado . JB . aTarde . CartaMaior .. Fórum . Veja .. BlogPlanalto Blog

PSDB . Dem // PT . PCdoB . PSB . PMDB . Amigos . Desabafo . Brasil . Bahia . BraLu . . Oni . Novo . Nord

Alê .. Edu .. Azenha .. Nassif .. PHA .. Dirceu .. Favre .. Mino .. Mello .. Miro .. Entre .. MST .. Gadelha .. Kupfer .. Kenedy .. Eliane


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Eleições para Presidente do Brasil

No Rio: Dilma 44%; Serra, 27%, diz Ibope. É pouco

Brizola Neto / Blog: Tijolaço.com

“O Informe JB de hoje publica uma pesquisa encomendada pelo Sindicato Nacional de Marinha Mercante ao Ibope. Dá estes 17 pontos de diferença que o título mostra, com 10% para Marina Silva.

Sinceramente, acho que ainda é pouco. Dilma vai chegar bem perto – se não chegar lá – dos 60% no Rio de Janeiro. Os 37% da soma Serra-Marina vão se deslocar internamente e perder alguma coisa, tanto porque Serra vai minguar no interior – onde ainda se beneficia da desinformação e da despolitização da campanha, neste estágio, quanto porque a aliança local com Serra vai sufocar a candidata verde em parte do eleitorado do estado, sobretudo o carioca.

No primeiro turno de 2006, quando Heloisa Helena tinha conseguido se firmar como uma alternativa à esquerda, Lula teve 49,1% dos votos válidos no primeiro turno – e estava numa posição muito menos sólida que a que tem hoje – e chegou bem perto dos 70% no segundo turno, com o qual, na minha opinião, o primeiro turno de 2010 vai se parecer bastante.

Quem tem dúvidas sobre o maré minguante que vai esvaziar Marina Silva, olhe os índices de Gabeira que, depois de perdeu uma eleição no photochart para prefeito, há menos de dois anos, tem apenas 12% das intenções (contra 43% de Sérgio Cabral e 21% de Garotinho). Gabeira vai, literamente, serrar fora um pedaço dos votos que Marina pudesse ter aqui.

Na própria capital, ele tem apenas 14% das intenções de voto e, agora, não tem a seu favor ser a “novidade” nem um adversário sem maior expressão política como era, então, Eduardo Paes.

A pesquisa ouviu 812 eleitores, entre 19 e 25 de maio, com margem de erro de até 3%, para mais ou para menos.”

Rio de Janeiro (IBOPE): Dilma atropela José Serra e abre 17% de vantagem no Estado

JB Online

“A pesquisa do Ibope encomendada pelo Sindicato dos Condutores da Marinha Mercante e apresentada pelo Informe JB traz algumas outras novidades sobre a intenção dos eleitores no Rio de Janeiro. Além da vantagem de 17 pontos sobre José Serra (PSDB), seu principal adversário na corrida ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff lidera em todas as regiões fluminenses – capital, metropolitana e interior, com pouca variação, entre 46% e 41%, com maio força entre os cariocas.

A petista perde força à medida que sai da capital (46%, 43% e 41%), enquanto que o tucano Serra vem em ascensão da ponta para dentro. Ele é mais forte no interior (36%), tem 29% na metropolitana e 21% na capital. Contudo, perde para Dilma em todas as regiões.

Marina Silva teria 10% dos votos, mesmo percentual de brancos e nulos entre os eleitores do Rio de Janeiro. No estado, apenas 8% dos eleitores declararam não saber em quem irão votar para presidente.

Aliados na frente

O levantamento estimulado aponta vantagem do governador Sérgio Cabral (PMDB), que concorre à reeleição, com 43% das intenções de voto, sobre o ex-governador Anthony Garotinho (PR), que ficou com 21% das intenções, e Fernando Gabeira (PV), com 12%. Mas apesar de a pesquisa sinalizar que Cabral, aliado de Dilma no estado, poderia vencer no primeiro turno, o número de eleitores que não sabem em quem votar para governador é grande. Somados, chegam a 23%.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Que Brasil é este dos 5% do contra?

Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

“O tema do Balaio deste domingo vale uma pesquisa em profundidade, uma tese acadêmica ou mesmo uma capa de revista: que Brasil é este dos 5%?

Entra pesquisa, sai pesquisa, eles estão sempre lá do mesmo tamanho. São os que consideram o governo Lula ruim ou péssimo. A aprovação do presidente e do governo pode variar entre 70 e 80%, conforme o instituto, os restantes ficam na categoria regular e, invariavelmente, temos os 5% de insatisfeitos com os rumos do país, tanto faz o que esteja acontecendo naquele momento de bom ou ruim.

Quem são eles, onde vivem, o que fazem, o que pensam? Já que ninguém se atreve a investigá-los, disponho-me aqui a encontrar algumas respostas sobre o perfil deste minoritário, mas sólido contingente de brasileiros que não mudam de opinião, mesmo remando contra a maré.

Mais do que um posicionamento político-partidário ou mesmo ideológico, como à primeira vista indicam as pesquisas, creio que se trata de um fenômeno psíquico, algo mais ligado aos sentimentos do que à razão, ao comportamento humano de um núcleo duro que é do contra porque é do contra, quaisquer que sejam suas motivações.

Em termos absolutos, estes 5% representam mais ou menos 9 milhões de brasileiros, o mesmo universo dos que lêem habitualmente jornais e revistas da grande mídia, o que pode representar uma primeira pista para entendermos seu pensamento.”
Artigo Completo, ::Aqui::

O raio x dos palanques

Dilma terá o apoio de 16 governadores, enquanto Serra de apenas seis. Marina não conseguiu aliados nem em seu Estado natal

Alan Rodrigues e Adriana Nicácio, ISTOÉ

A pouco mais de quatro meses das eleições, o período das articulações políticas, das formações dos acordos e da definição das chapas que concorrerão no pleito de 3 de outubro está chegando ao fim. A partir do próximo dia 10 até 30 de junho vigora o prazo para que todas as legendas realizem suas convenções e apontem oficialmente para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quais serão os candidatos que entrarão na disputa. ISTOÉ fez um levantamento do cenário político de todos os 26 Estados da federação mais o Distrito Federal e apurou como estão sendo construídas as coligações regionais e quais serão os reflexos desses acordos na eleição presidencial. Os dados mostram que, na contagem geral dos palanques, Dilma soma hoje a seu favor 41 candidatos a governadores como aliados na campanha, além de ter o apoio formal de 16 governadores em final de mandato. José Serra, por sua vez, já amealhou para seu lado 25 candidatos aos governos estaduais e será defendido por seis governadores. Marina Silva terá que se amparar em apenas um candidato majoritário com viabilidade eleitoral, Fernando Gabeira, do Rio de Janeiro, e não terá apoio de nenhum dos governadores estaduais que ainda estão no poder no País. Até o momento, dez candidatos ao cargo máximo estadual e cinco governadores ainda não definiram para qual lado irão caminhar nessas eleições.

O mapa das alianças nacionais indica que Dilma é a única que, até o momento, tem palanques garantidos em todas as 27 unidades da federação. José Serra ainda não conseguiu apoio de candidatos a governador em pelo menos quatro Estados – Rio de Janeiro, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Ceará. Entre os nove Estados do Nordeste, região na qual o PT é mais forte, o PSDB só terá candidato a governador no Piauí e Alagoas – o Ceará está indefinido. O PT, por sua vez, segue a mesma toada. Por conta da estratégia do partido em priorizar as coligações em torno da chapa presidencial, apenas na Bahia e no Sergipe a sigla encabeçará a chapa. No Sul e no Sudeste, que concentram 46% do eleitorado brasileiro, o PSDB terá candidato próprio em seis dos setes Estados e o PT em apenas cinco deles. No restante do País o PSDB também terá mais candidatos próprios aos governos estaduais do que o PT, que abriu mais espaço para seus aliados. Nas regiões Norte e Centro-Oeste os tucanos terão sete cabeças de chapa, enquanto o PT, sozinho, cinco.”
Matéria Completa, ::Aqui::

Aécio chama de piada acusação de "falta de patriotismo" por rejeitar vice

Paulo Peixoto, Folha Online

“Ao descartar mais uma vez a possibilidade de ser vice na chapa presidencial de José Serra (PSDB), o ex-governador de Minas Aécio Neves (PSDB) respondeu como sendo "piada" a acusação de "falta de patriotismo" feita por empresários de São Paulo ligados ao tucano paulista.

"Ninguém teve mais gesto de generosidade do que eu. Chega a ser uma piada", afirmou Aécio, referindo-se ao fato de ele ter, em dezembro passado, aberto mão da disputa pela candidatura à Presidência dentro do PSDB em favor de Serra.

Segundo reportagem publicada hoje pela Folha, além da cúpula tucana, empresários paulistas ligados a Serra enviariam recados ao ex-governador mineiro sobre a "importância" de ele aceitar o convite para formar chapa puro-sangue com Serra.

Alguns chegaram a dizer que seria "falta de patriotismo" de Aécio não sair candidato a vice, principalmente num momento em que a candidatura precisa de fôlego novo.”
Matéria Completa, ::Aqui::