SÃO PAULO – Pesquisa divulgada pelo banco suíço Credit Suisse mostra que, em cinco anos, o país “ganhará” mais 270 mil milionários, passando de 227 mil para 497 mil.
No estudo, o caso brasileiro recebe o título de “Despertando o Gigante”, dizendo que hoje temos 227 mil milionários, mas que até o ano de 2017 esse número poderá crescer 119%, o maior entre os países do BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
O Brasil foi elogiado no estudo em alguns fatores, como a quantidade de ativos financeiros – 42,5%, abaixo da média de 50% nos países ricos – entretanto, o Credit Suisse também cita que a queda no mercado acionário desde 2007 vem prejudicando a economia. Segundo mostra o relatório da pesquisa, o País foi realocado para a classificação de “Fronteira de Riqueza”, no qual a renda média por adulto fica entre US$ 5 mil e US$ 25 mil anuais.
MundoO Credit Suisse fala que o número total de milionários no mundo crescerá 62% até 2017, passando dos 46 milhões de pessoas, com destaque para a China, que poderá ter sua quantidade de milionários dobrada para quase 2 milhões. O estudo reitera que a tendência não é otimista por conta da retração no crescimento econômico global.