247 - Os conselhos da dupla Fra-Fra, formada por Armínio Fraga e Gustavo Franco (leia mais aqui), assim como dos banqueiros de Wall Street, fazem mal à economia. É o que alerta José Dirceu, em seu blog:
A pergunta tem razão de ser, principalmente neste momento, quando um dos critérios adotados pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para nomear o novo presidente do FED (o banco central americano) – no caso acabou sendo uma presidenta, Janet Yellen – foi justamente o distanciamento dela dessa rua da Perdição.
Outro sinal de que nossos presidenciáveis caminham para uma meca e endereço errados quando balizam seus discurso econômico com os velhos princípios da rua da Bolsa nova-iorquina são os fundos de pensão dos EUA. Estão todos distantes de Wall Street e furiosos com as agências de risco e com os bancos como o Morgan, multado recentemente em US$ 13 bi.
Os fundos estão escaldados com o desastre produzido por esses agentes econômicos, que não previram a crise e não souberam avaliar o day after, o que custou ao mundo a atual crise econômica global. Paga, principalmente pelos trabalhadores, com o agravamento do desemprego e cortes de benefícios sociais em todo o mundo.
Todos os significados da escolha de Obama
A escolha de Obama por Yellen reflete a posição do partido do presidente (Partido Democrata) e de um FED centrado no emprego e no estímulo ao crescimento. No primeiro discurso após sua escolha, Janet Yellen deu ênfase exatamente a estes dois pontos. Daí o descarte (por Obama) do nome de Lawrence Summers – o mais cotado para presidir o FED antes da nomeação de Yellen -, um defensor radical da liberalização dos mercados.
A liberalização, vejam, outra das principais bandeiras bandeira de nossa oposição, desfraldada mais uma vez, ainda na semana passada, pela voz da dupla Fraga-Franco, os ex-presidentes do Banco Central (BC) no governo FHC, Armínio Fraga e Gustavo Franco.
Em outras palavras, nossa oposição sonha com o apoio de Wall Street, cujo discurso econômico encampa, quando nos EUA muitos – inclusive os Fundos – fogem de lá como o diabo da cruz.