GIGANTE BAIDU INVESTE COM PESO NO BRASIL
Companhia chinesa chega oferecendo quatro produtos gratuitos no País, com a estratégia de estudar o comportamento dos brasileiros; entre eles, o site Hao123, novo parceiro do 247 e recomendado principalmente para internautas iniciantes
15 DE OUTUBRO DE 2013 ÀS 20:40
Gisele Federicce _247 – Conhecida por ter o segundo maior buscador da internet no mundo, a gigante de tecnologia Baidu chega ao Brasil com uma estratégia ousada: estudar o comportamento dos consumidores brasileiros. Para colocar o plano em prática, a empresa oferece quatro produtos gratuitos, sendo um portal e três softwares para instalação.
O portal é o Hao123, que já firmou parceria com o Brasil 247 para o serviço de atualização de notícias e costuma ser recomendado a internautas iniciantes. A página reúne links para vários outros sites – como bancos, jogos online, música, esportes e outros. Quem está começando a se familiarizar com o consumo de conteúdo, portanto, tem uma espécie de índice da internet.
Os outros produtos são um antivírus, um navegador e uma ferramenta de otimização da máquina, conforme as necessidades do usuário. "É importante destacar que este não é o padrão do mercado, o comum é dar o produto gratuitamente no modelo freemium, mas para quem quer um modelo mais avançado, paga uma quantia", destaca Felipe Zmoginski, gerente de marketing do Baidu.
Segundo ele, a vinda para o Brasil faz parte de um processo de internacionalização da empresa, que começa agora a operar em alguns países fora da China, onde tem 70% de seu market share. Além do público brasileiro, a companhia investe em outras nações que considera com grande potencial de crescimento, como Japão e Taiwan, por exemplo.
E aí vai mais uma boa notícia: "Os programas serão gratuitos para sempre", informa Felipe. "Não é o objetivo do Baidu ter receita com esses produtos no Brasil. Trouxemos alguns produtos bacanas, gratuitos, que ajudam a melhorar a navegação e a segurança do usuário, e em contrapartida conseguimos aprender mais sobre o comportamento do usuário brasileiro e ganhar alguma experiência no País".
É claro que isso não é para sempre. Daqui a alguns anos, a empresa desenvolverá produtos de grande interesse dos brasileiros com base nas informações que vem colhendo, e aí sim eles serão pagos. Um bom exemplo dessa prática é a ferramenta de criação de animações oferecida pelo Hao123. "Nós identificamos que o meme era um grande sucesso entre os brasileiros, então agora eles podem criar os seus próprios e divulgar na internet", explica Felipe.
Benefício para o mercado
Na avaliação do gerente de marketing do Baidu, o modelo de negócios da empresa chinesa traz um benefício "enorme" para os consumidores, uma vez que o mercado passa a ter mais opções. "O mercado brasileiro é muito concentrado, está nas mãos de poucas empresas. Quantos buscadores têm hoje no Brasil? Um", lembra ele.
"É bom que existam opções, alternativas, que mais empresas tragam soluções inovadoras, modelos de distribuição, novas tecnologias, para o usuário avaliar e tomar a decisão dele. Você pode ter três, quatro players [no mercado], e isso é muito bom, para o usuário final e para portais, sites de e-commerce...", prossegue.
A procura do produto perfeito e criado de forma personalizada para o consumidor representa bem a linha de trabalho da empresa, cujo nome, Baidu, significa "centenas de vezes". Ou seja, uma busca constante do ideal.
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/117933/Gigante-Baidu-investe-com-peso-no-Brasil.htm